Componentes de Amplificação Óptica em Sistemas de Grande Capacidade

Resumo: Este projeto propõe analisar e caracterizar componentes baseados em amplificação óptica desenvolvidos para aplicações em sistemas de grande capacidade de transmissão de informação. A análise é baseada na modelagem, implementação de métodos de otimização e caracterização experimental de dispositivos como os amplificadores ópticos em fibra, tais como o amplificador a fibra dopada com érbio (EDFA) e amplificadores baseados no espalhamento Raman estimulado, além de outros componentes como chaves ópticas. É um projeto de pesquisa científica com grande potencial para desencadear desenvolvimento tecnológico.
Com o objetivo de agrupar melhor o desenvolvimento de cada um dos pontos propostos, três linhas de pesquisa serão conduzidas em paralelo: a primeira relacionada à modelagem de amplificadores ópticos e de componentes tais como chaves ópticas utilizadas nas montagens; a análise e a implementação dos métodos de otimização multi-objetivo; e o desenvolvimento experimental referente à montagens de dispositivos utilizados para a elaboração de modelos que representem o comportamento dos componentes ou como "prova de princípio".
A modelagem a ser realizada envolve os amplificadores ópticos e os componentes utilizados na operação de um enlace de fibra óptica. No caso dos amplificadores ópticos, a análise envolve o dimensionamento e a caracterização individual dos amplificadores e a operação em um sistema híbrido considerando EDFAs e amplificadores Raman. As características de ruído, por exemplo, será avaliada a partir da análise conjunta dos dois amplificadores operando simultaneamente. Outros componentes envolvidos na montagem de um enlace serão também analisados, como é o caso de filtros ópticos sintonizáveis ou grades de Bragg a serem considerados no estudo de técnicas de equalização do ganho dos amplificadores operando na configuração híbrida.
Os componentes baseados em amplificação óptica são analisados para aplicações diferentes, como é o caso de sensoriamento de grandes áreas ou na amplificação híbrida presente em enlaces de comunicação óptica hoje implantados. Os aspectos de projeto dos amplificadores são avaliados a partir de critérios de otimização que envolve a avaliação simultânea de múltiplos parâmetros.

Data de início: 17/12/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado THIAGO VIEIRA NOGUEIRA COELHO
Aluno Mestrado MATHEUS OGGIONI LIMA BENINCÁ
Coordenador MARIA JOSE PONTES
Pesquisador MARCELO EDUARDO VIEIRA SEGATTO
Pesquisador MOISÉS RENATO NUNES RIBEIRO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910